As autoridades judiciais gregas prendaram o 🍌 capitão e o primeiro oficial de um iate apostando na roleta conexão com um incêndio florestal na ilha de Hydra, suspeito de 🍌 ter sido causado por fogos de artifício, de acordo com fontes judiciais.
Os dois homens e a tripulação inteira do iate 🍌 negaram qualquer irregularidade. Onze outros membros da tripulação foram soltos mediante fiança e sob restrições.
Incêndios florestais são comuns no país 🍌 mediterrâneo, mas eles tornaram-se mais frequentes e devastadores devido a condições mais quentes, secas e ventosas, que os cientistas associam 🍌 ao cambio climático. A Grécia, recentemente, aumentou as penalidades para queimadas.
O incêndio, suspeito de ter sido acionado por fogos de 🍌 artifício, começou na noite de sexta-feira e consumiu quase 300.000 metros quadrados de floresta de pinheiros da ilha antes que 🍌 os bombeiros apagassem as chamas na manhã de sábado.
Os 13 membros gregos da tripulação do iate, que estava ancorado a 🍌 350 metros (383 jardas) da costa quando o incêndio eclodiu, foram presos no domingo apostando na roleta um cais perto de Atenas 🍌 e acusados de causar o incêndio.
Todos eles reiteraram apostando na roleta negação das acusações perante um juiz investigador no tribunal do Pireu 🍌 na quarta-feira.
A operadora do iate, Salaminia Yachting Limited, disse que "mantém plena confiança na integridade e sinceridade dos membros da 🍌 tripulação", que negam envolvimento no incidente, de acordo com uma declaração citada pela Agência de Notícias de Atenas.
Uma fonte legal 🍌 disse anteriormente que não havia evidências suficientes para vincular a tripulação ao caso e que o capitão foi o primeiro 🍌 a alertar as autoridades sobre o incêndio, enquanto outros iates também estavam na área mais ampla. Os passageiros estrangeiros do 🍌 iate deixaram o país.
Testemunhas disseram que viram fumaça e chamas depois de ouvir 15 a 20 sons altos, semelhantes a 🍌 explosões de fogos de artifício, às 10:30 da noite (3:30 da tarde, hora de ET) na sexta-feira, de acordo com 🍌 documentos do tribunal vistos pela Reuters.
Um barco de borracha navegou apostando na roleta direção ao iate à medida que o fogo se 🍌 espalhava rapidamente, disse um testemunha, que mais tarde viu um extintor de incêndio no convés do iate.