Nas horas anteriores ao amanhecer de um domingo no final do mês, membros da maior gangue armada haitiana atacaram a 🫰 cidade Ganthier (cerca dos 25 quilômetros à leste) e betnacional como ganhar uma estrada que as autoridades dizem ser usada para contrabandear 🫰 armas.
Quando os reforços policiais chegaram betnacional como ganhar veículos blindados horas depois, oficiais encontraram as ruas desertadas e membros da gangue que 🫰 saíram após destruir a delegacia de polícia do Ganthier.
"Toda a cidade de Ganthier está esvaziada; não resta mais ninguém", disse 🫰 o prefeito Jean Vilonor Victor ao The New York Times.
Semanas após a chegada de uma força internacional da ONU no 🫰 Haiti, as gangue que levaram para casa o capital Port-au Prince e outras regiões do país não mostram sinais.
O esforço 🫰 internacional para reforçar a polícia haitiana e um governo de transição aliviou as condições betnacional como ganhar algumas seções do Porto Príncipe, 🫰 dizem especialistas; mas os membros das gangues voltaram o foco nos ataques na periferia da cidade.
O ataque a Ganthier, uma 🫰 cidade de 60 mil habitantes betnacional como ganhar um importante caminho que liga capital à fronteira com República Dominicana é emblemático do 🫰 persistente problema da segurança enfrentado pelo governo haitiano enquanto tenta reconstruir o país destruído e tem visto três anos como 🫰 violência. migração massivas?e ruína econômica......
A primeira onda de policiais quenianos a se instalar no Haiti como parte da força multinacional 🫰 não tem os números ou armamento para desmontar as gangue, disseram especialistas.
Para piorar a situação, três membros do Conselho Presidencial 🫰 de Transição (Conselho presidencial para transição), um órgão que assumiu o cargo no final da abril e encarregados por abrir 🫰 caminho às eleições nacionais está sob investigação pela agência governamental anticorrupção sobre entregar empregos governamentais aos integrantes dos grupos políticos.
Os 🫰 membros do Conselho de Segurança negaram qualquer irregularidade.
Mas Nixon Boumba, um defensor haitiano dos direitos humanos disse: "A corrupção e 🫰 a segurança andam de mãos dadas. Para muitos nós quanto mais as coisas mudam quanto maior o número das pessoas 🫰 que vivem no Haiti são iguais".
A nomeação betnacional como ganhar maio de um novo primeiro-ministro - respeitado tecnocrata, Garry Conille com experiência 🫰 como executivo sênior das Nações Unidas – faz parte da complicada transição para o governo democrático e as eleições marcadas 🫰 no próximo ano. O Haiti está na turbulência desde julho 2024 quando Jovenel Mose foi assassinado pelo último presidente do 🫰 país
A chegada de 400 policiais quenianos neste verão foi feita para reforçar a força policial haitiana sitiada, combatendo uma ofensiva 🫰 coordenada contra gangue desde o final do mês.
Por enquanto, os quenianos não estão se afastando muito de betnacional como ganhar base construída 🫰 por empreiteiroes norte-americanos no aeroporto internacional Portau Prince 'S International Airport (Porto Príncipe), reaberto a voos comerciais betnacional como ganhar maio depois 🫰 do fechamento da sede durante mais dois meses devido à violência das quadrilhas fora dos aeroportos.
O comandante da missão queniana, 🫰 Godfrey Okunge disse aos jornalistas: “Os homens dele estavam ajudando a trazer um retorno gradual à normalidade”.
Recentemente, ele reivindicou o 🫰 crédito por ajudar a patrulhar e limpar as estradas para Ganthier. Em um comunicado disse que os esforços estavam betnacional como ganhar 🫰 andamento de "desafiar" da cidade do controle das gangues...
Mas Victor, o prefeito da cidade disse que as forças de segurança 🫰 partiram logo depois e os membros do gangue voltaram rapidamente. "Ninguém pode voltar para casa ainda", afirmou Vitor sis também 🫰 fugiu
Um
De março a junho, pelo menos 1.379 pessoas foram mortas ou feridas por causa da 🫰 violência de gangues betnacional como ganhar todo o país – uma queda 45% comparada aos quatro meses anteriores.
"É muito mais silencioso no 🫰 centro de Porto Príncipe", disse William O'Neill, especialista betnacional como ganhar direitos humanos nomeado pela ONU para o Haiti.
Com os oficiais quenianos 🫰 fornecendo apoio, a polícia haitiana entrou betnacional como ganhar partes da capital abandonada por eles”, disse Diego Da Rin.
Mas grandes partes de 🫰 Porto Príncipe, incluindo o centro da cidade ainda são zonas proibidas onde os moradores temem pisar e as empresas estão 🫰 lotadas. Quando Conille foi no mês passado ao principal hospital público do porto-au Prince que havia sido abandonado por causa 🫰 das violências entre gangueS eles ficaram sob fogo forte quando uma equipe jornalística na TV teve um rápido refúgio betnacional como ganhar 🫰 Port au prince i>
"O governo precisa agir rapidamente para tranquilizar o público", disse O'Neill. “As pessoas querem ver os resultados 🫰 mais rápido."
Como parte de seus primeiros movimentos, Conille despediu o chefe da polícia do Haiti e vários comandantes importantes? prometendo 🫰 ações ousada para recuperar "todas as áreas controladas por gangue. casa a moradia; distrito pela cidade".
Mas muitos haitianos continuam não 🫰 convencido.
"Há muitas promessas sendo feitas, mas ainda não há sinais positivos de mudança", disse Kesner Pharel. Um economista haitiano líder." 🫰 A capital continua a ser cortada do resto da nação pelas gangue e as quadrilhas controlam estradas que estão tomando 🫰 território".
Conille, reconheceu betnacional como ganhar uma entrevista recente à que a polícia do Haiti estava "mal-educada" e o apoio internacional chegava 🫰 muito devagar.
No ano passado, pelo menos 578 mil pessoas foram deslocadas pela violência com cerca de cinco milhões e quase 🫰 metade da população sem comida suficiente para atender às suas necessidades diárias.
Mais de um quarto das escolas da região metropolitana 🫰 Port-au -Prince não podem operar por causa dessa insegurança, segundo relatório recente do UNICEF.
A situação dos cuidados de saúde na 🫰 capital também permanece terrível, com a maioria das clínicas fechadas depois que foram saqueadas por gangues.
"É uma catástrofe", disse o 🫰 Dr. Ronald LaRoche, que dirige a Jude-Anne Hospital parte de um sistema privado da saúde rede."Eu nem sequer foi 🫰 capaz para visitar nossos edifícios avaliar os danos eo governo certamente tem boas intenções mas eles não têm poder algum 🫰 assumir este trabalho".
Benoit Vasseur lidera uma equipe de Médicos Sem Fronteiras no Haiti com várias clínicas móveis que muitas vezes 🫰 operam betnacional como ganhar áreas controladas por gangues. "Vemos alguma melhoria na segurança, mas ela muda dia a dias", disse ele ”.
medida 🫰 que aumenta a pressão sobre o governo para enfrentar as gangues, Vasseur disse suas equipes médicas estavam se preparando ainda 🫰 pior. "Tememos ver mais pacientes", ele diz:
O novo chefe de polícia haitiano, Rameau Normil disse betnacional como ganhar um comunicado que operações 🫰 recentes mataram 104 "bandidos", uma palavra usada para descrever membros da gangue.
Embora os reforços queniano são bem-vindos, eles ainda número 🫰 muito abaixo dos 2.500 funcionários esperado para compor o contingente internacional. Pelo menos seis outros países se comprometeram a fornecer 🫰 mais forças de segurança!
Diplomatas dos EUA dizem que o tamanho final da força ainda não está claro devido a recursos 🫰 limitados no Haiti, incluindo moradias betnacional como ganhar Porto Príncipe.
Mas o maior problema é financiamento.
"Pedimos aos países que escavem muito mais profundamente 🫰 do mesmo", disse Brian A. Nichols, secretário de Estado assistente dos EUA para assuntos relacionados ao Hemisfério Ocidental (HES), a 🫰 repórteres recentemente
Os Estados Unidos já prometeram USR$ 360 milhões do custo anual estimado de 600 bilhões da implantação, mas a 🫰 autorização das Nações Unidas para essa missão expira betnacional como ganhar outubro e os EUA precisarão garantir apoio chinês ou russo.
A força 🫰 queniana está equipada com veículos blindados, mas não tem recursos aéreos ou marítimos e limita betnacional como ganhar capacidade de responder a 🫰 ataques coletivos.
"É uma pequena força sob qualquer conta do que é necessário", disse Keith Mines, vice-presidente de programa da América 🫰 Latina no Instituto para a Paz dos Estados Unidos.
"É uma restrição sobre o que eles podem fazer", acrescentou. “Nós só 🫰 temos de aceitar isso é aquilo lá.”
ATENDIMENTO
– Controle de pacientes a serem atendidos; Controle de digitação de laudos com base em modelos previamente especificados; Histórico de laudos digitados; Controle de materiais utilizados nos procedimentos; Gravação e leitura de laudos em áudio; Controle de envio de laudos para recepção; Controle de envio de laudos por e-mail; Entrega de laudos Web. Visualização de guia médica; Impressão de etiquetas.
CONSULTÓRIO
– Prontuário eletrônico dinâmico e configurável; Histórico de atendimentos e anamneses; Receituário eletrônico; Solicitação eletrônica de exames.
FATURAMENTO
– Correção com recálculo, reprocessamento dos valores e reimpressão das fichas de atendimento; Faturamento de guias por lotes de convênio, que possibilita o controle minucioso dos valores que foram faturados para o convênio e do pagamento dos mesmos gerando contas a receber automaticamente; Geração de arquivo “XML” para comunicação TISS com os convênios; Listagem de lotes e impressão de guias SADT; Rotina de geração de arquivo no layout CIHA; Cadastro das regras de produtividade.
FINANCEIRO
– Controle de saldo e fluxo de caixa por conta movimento; Plano de Contas; Contas a Pagar; Contas a receber; Controle de compensações, baixas e devoluções dos cheques recebidos e emitidos; Conciliação bancária.
RELATÓRIO E LISTAGENS
– Listagem diversas; Relatórios de controle; Relatórios de produtividade; Relatórios Financeiros e de Faturamento; Gráficos.
SEGURANÇA
– Controle de usuários por níveis de acesso; Auditoria das operações dos usuários.