24/12/2023 05h00 Atualizado 24/12/2023
Assinantes podem presentear 5 acessos GRATUITOS por dia.
Existe um antes e um depois 🌟 de 2023 nas vidas dos atores Thaila Ayala e Renato Góes. O casal comemora hoje o primeiro Natal depois do 🌟 mais profundo abalo: uma cirurgia no coração da caçula Tereza, nascida em abril com a cardiopatia congênita Comunicação Interventricular (CIV), 🌟 em que os bebês têm um “buraquinho” na parede que divide os ventrículos direito e esquerdo. “O médico me disse 🌟 para ficar preparado porque seria uma operação bastante complicada”, lembra-se Renato.
“Perguntei: ‘Mas o quão complicada?’. E ele respondeu: ‘Olha, vamos 🌟 abrir o peito dela...’. Fiquei sem saber como contar à Thaila.” Mas esta história termina feliz, como todas as outras 🌟 que envolvem o casal e os filhos no últimos anos. “A sensação é a de ter vivido três vidas num 🌟 ano só”, resume a atriz. As agruras começaram em 2023. Thaila perdeu duas gestações e retirou uma das trompas. Conseguiu 🌟 engravidar em 2023, mas teve sérias complicações, correndo risco de morte. Tudo acabou bem, e Francisco é hoje uma criança 🌟 de 2 anos.
Grávida novamente, recebeu a notícia da doença de Tereza ainda na barriga. A cirurgia, em junho, foi bem-sucedida, 🌟 assim como a recuperação. Uma trajetória transformadora para o casal. No início do mês, eles voltaram juntos aos sets, nas 🌟 gravações de “Família é tudo”, novela das 19h de Daniel Ortiz com estreia prevista para março, na TV Globo. “Ficar 🌟 parada foi a maior dor do puerpério”, conta a atriz, que gravou, com Julia Faria, o videocast sobre maternidade “Mil 🌟 e uma tretas”, neste período. Já Renato emendou uma novela na outra, “Pantanal” e “Mar do Sertão”. “Isso é loucura. 🌟 Minha vida profissional seguiu, mas a da mãe foi abruptamente parada”, lamenta o ator.
Este Natal será em casa, no Rio, 🌟 com as famílias de ambos, vindas de Presidente Prudente (SP) e Recife. E, embora Thaila não tenha boas lembranças desta 🌟 época do ano, diz aprender com Renato a construir memórias afetivas para os filhos. A começar pela árvore, que ela 🌟 nunca teve, mas o marido fez questão. E não faltam motivos para celebrar.
Qual balanço fazem de 2023?THAILA: Foi uma grande 🌟 loucura. Ainda grávida, eu já lidava com as dificuldades da Tereza. Pari em abril, e ela nasceu bem, aí veio 🌟 todo o processo do coração... A sensação é a de ter vivido três vidas num ano só. Sou outra pessoa.
RENATO: 🌟 Viemos de três anos trabalhosos. Com o pé na paternidade, e na maternidade sem nenhum romantismo, né? Mas 2023, para 🌟 mim, foi especial porque me permitiu estar perto deles em todos os momentos, diferentemente dos anos anteriores, em que estava 🌟 trabalhando. Então, foi um ano difícil, mas especial, porque estive presente. E pude ficar ao lado de Francisco, que sentiu 🌟 a vinda de Tereza.
Qual foi o momento mais difícil durante a cirurgia da Tereza? THAILA: Foi deixá-la na maca, no 🌟 centro cirúrgico. Dias antes, a gente estava bem, mas na noite anterior você começa a fazer cálculos e pensa que 🌟 talvez seja a última noite... Enfim... Acordei mais positiva, “vai dar tudo certo”, mas quando a deixei lá, ela olhou 🌟 para mim e eu vi os olhinhos dela sendo fechados pelo gás, com a máscara, e eu não sabia se 🌟 os veria abertos novamente... Eu cantando “Gatinha manhosa” no ouvidinho dela para ela se acalmar. Fui retirada porque não conseguia 🌟 sair.
RENATO: E foram umas cinco horas esperando... Até ali, tudo foi muito rápido, porque, embora a gente soubesse desde a 🌟 barriga que a possibilidade de cirurgia era grande, em todas as perspectivas só aconteceria a partir do sexto mês. Nunca 🌟 com dois meses. Até que disseram que teria que operar dali uma semana, né, meu amor?
THAILA: Tinha que ser rápido. 🌟 E ela saiu da cirurgia ainda com uma abertura, mas menorzinha, que está quase 100% fechada. Tereza é muito guerreira.
Como 🌟 é a relação de vocês com o Natal e que lembranças querem deixar para os filhos?THAILA: Não tenho boas memórias. 🌟 Enquanto meus pais estavam juntos, meus natais eram trágicos. A família do meu pai é toda alcoólatra, então tinha briga, 🌟 muita porrada. E depois essa desunião, minha mãe sempre trabalhou no Natal e Ano Novo, como empregada doméstica. Por isso, 🌟 desejo o contrário para os meus filhos, quero criar memórias afetivas, com simplicidade e união. Nunca tive árvore de Natal, 🌟 até que o Renato fez a gente comprar.
RENATO: Ah, mas estamos juntos há seis anos e já fizemos muita coisa 🌟 com as nossas famílias. Digo isso porque sei que essa questão é importante para Thaila, sei como era difícil a 🌟 relação com a família dela e vejo o quanto mudou. Queria que ela falasse sobre o que é realidade, porque 🌟 ela transformou a família inteira. As irmãs e a mãe já se relacionam melhor entre elas e com a Thaila. 🌟 Estão mais próximas, se curtem. Estou vendo a mudança acontecer. São memórias recentes e potentes, e queria que Thaila relatasse, 🌟 mas ela sabe a hora…
Talvez sejam dores que levem mais tempo para serem curadas, não?THAILA: É sobre isso. Foram trinta 🌟 anos tentando tratá-las.
RENATO: Bom, sobre os meus natais — que é o que me cabe falar, na verdade —, eles 🌟 me remetem às minhas avós. Uma delas faleceu e a outra é presente e foi quem sempre juntou as famílias. 🌟 Natal lá em casa era tão importante que eu achava que o feriado só existia por causa da minha avó 🌟 (risos). Era meio sagrado.
THAILA: É um ritual tão gigantesco que quando fui passar com eles pela primeira vez, fiquei nervosa.
RENATO: 🌟 Ganhei pontos com Thaila graças à minha família (risos) Acho que ela pensava: “Vou aguentar esse moleque porque tem a 🌟 família dele”.
THAILA: Foi o maior presente. Por causa do meu trauma, da minha dor, da minha falta. Meus filhos também 🌟 transformaram isso. Depois deles, a relação com a minha mãe, que eu via como abandono, mudou. Entendi a maternidade dela. 🌟 Hoje sei que o jeito que ela sabia demonstrar amor era com serviços, costurando, cozinhando, limpando. E já me peguei 🌟 fazendo igual. Tenho mais facilidade em servir do que brincar. Outro dia, eu fazia comida para o Chico e ele 🌟 queria brincar. Eu falei: “Chico, a mamãe está fazendo casa de apostas bonus sem deposito comida”. Mas somos privilegiados e tenho uma pessoa para me 🌟 ajudar. Pensei: “Vou brincar com meu filho porque é o que ele quer”.
Renato, você teve uma criação machista? O que 🌟 traz de bom e de ruim do teu pai?RENATO: Cresci numa sociedade machista, mas dei sorte porque meu pai é 🌟 muito maneiro. E minha mãe, incrível. Nunca vivi extremos da masculinidade tóxica na relação dos dois, nem na relação de 🌟 cada um com seus respectivos atuais. Mas claro que tem situações em que penso: “Aqui eu posso ser um pai 🌟 diferente do meu”. Tento caminhar para ser um pai mais moderno.
Agora os dois voltam ao trabalho, na mesma novela. O 🌟 que esperam de 2024?THAILA: A minha personagem não vai até o final da novela, então não gravo muito. Vai ser 🌟 possível estar mais presente em casa. Já o Renato está ferrado (risos).
RENATO: É, sou um dos protagonistas e a carga 🌟 de trabalho vai ser grande.
Thaila, é seu primeiro trabalho como atriz desde a gravidez do Chico. Como foi ficar tanto 🌟 tempo fora do mercado?THAILA: Foram três anos: engravidei, perdi, engravidei, perdi, tirei trompa, engravidei, deu certo… Eu estava desesperada, pedindo 🌟 socorro.
RENATO: Thaila estava num momento lindo profissionalmente, produzindo bastante, e está voltando só agora. Isso é uma loucura. É uma 🌟 das diferenças entre ser pai e ser mãe. Eu, por mais que tenha me dedicado em casa, e ela sabe 🌟 o quanto, minha vida profissional seguiu. Às vezes, a gente reclama por ficar três meses sem trabalho, imagina três anos!
THAILA: 🌟 Você pensa “ninguém vai lembrar de mim”, “nunca mais vou voltar”. Foi a minha maior dificuldade no puerpério. Uma dor 🌟 muito grande. E via meu marido trabalhando. Mas ele foi meu parceiro e até celebrava menos, coitado, porque naquele momento 🌟 me doía muito ver minha vida parada. Pela primeira vez, ninguém tocava no meu nome. Mas com a Tereza entendi 🌟 que é um privilégio estar em casa. Quero aproveitar intensamente o hoje, o agora, com eles.
Números que fecham o ano 🌟 são do Secovi-Rio
Cidade na Cisjordânia costuma receber milhares de peregrinos no período natalino, mas confronto fez autoridades tomarem medida drástica
Atriz 🌟 está no México na companhia da família e dos filhos, da relação com o cantor Chris Martin, vocalista do Coldplay
Segundo 🌟 a deputada estadual Giselle Monteiro (PL), o crime aconteceu na Avenida Brasil, altura da Vila do João
'A própria realidade tinha 🌟 cara de dramalhão'
De janeiro a outubro deste ano, foram feitas pelo menos 368 denúncias de estelionato contra taxistas, uma média 🌟 de nove casos registrados por semana
ATENDIMENTO
– Controle de pacientes a serem atendidos; Controle de digitação de laudos com base em modelos previamente especificados; Histórico de laudos digitados; Controle de materiais utilizados nos procedimentos; Gravação e leitura de laudos em áudio; Controle de envio de laudos para recepção; Controle de envio de laudos por e-mail; Entrega de laudos Web. Visualização de guia médica; Impressão de etiquetas.
CONSULTÓRIO
– Prontuário eletrônico dinâmico e configurável; Histórico de atendimentos e anamneses; Receituário eletrônico; Solicitação eletrônica de exames.
FATURAMENTO
– Correção com recálculo, reprocessamento dos valores e reimpressão das fichas de atendimento; Faturamento de guias por lotes de convênio, que possibilita o controle minucioso dos valores que foram faturados para o convênio e do pagamento dos mesmos gerando contas a receber automaticamente; Geração de arquivo “XML” para comunicação TISS com os convênios; Listagem de lotes e impressão de guias SADT; Rotina de geração de arquivo no layout CIHA; Cadastro das regras de produtividade.
FINANCEIRO
– Controle de saldo e fluxo de caixa por conta movimento; Plano de Contas; Contas a Pagar; Contas a receber; Controle de compensações, baixas e devoluções dos cheques recebidos e emitidos; Conciliação bancária.
RELATÓRIO E LISTAGENS
– Listagem diversas; Relatórios de controle; Relatórios de produtividade; Relatórios Financeiros e de Faturamento; Gráficos.
SEGURANÇA
– Controle de usuários por níveis de acesso; Auditoria das operações dos usuários.