O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos é 🧾 um tribunal do Conselho da Europa e julga casos blaze br que há alegações de que foram violados direitos civis ou 🧾 políticos por estados-membros que concordaram blaze br aceitar blaze br jurisdição. A decisão de ontem foi dada por sete juízes de diferentes 🧾 países.
Na decisão, o tribunal não encontrou nenhuma violação por parte da Itália.
"Isso nunca poderia ter acabado de outra forma", disse 🧾 Lorenzo D'Ascia, advogado do governo italiano envolvido no caso. Ele observou que o tribunal europeu confirmou que há consenso internacional 🧾 sobre a necessidade de proteger os artefatos culturais do saque. A decisão também afirmou a legitimidade de confiscar obras ilicitamente 🧾 obtidas e devolvê-las ao seu país de origem. "É uma decisão importante", disse.
A relação entre o Getty e os funcionários 🧾 da cultura italiana sempre foi contenciosa.
Marion True, curadora do Getty que, juntamente com outro curador, Jiri Frel, ajudou a construir 🧾 uma das principais coleções de arte antiga dos Estados Unidos, foi processada blaze br Roma blaze br 2005, acusada de receber artefatos 🧾 roubados da Itália e de conspirar para negociá-los. O caso contra True chegou a um fim abrupto blaze br 2010, depois 🧾 que um tribunal decidiu que o prazo de prescrição para os seus supostos crimes havia expirado.
Enquanto o processo estava blaze br 🧾 andamento, a Itália iniciou negociações com o Getty para a devolução de algumas das obras que identificou como roubadas. As 🧾 negociações foram contenciosas e, blaze br um momento, pararam devido à estátua.
Um primeiro acordo com o museu foi alcançado blaze br setembro 🧾 de 2007, quando o Getty concordou blaze br devolver 40 antiguidades reivindicadas pela Itália, mas a estátua foi excluída das negociações. 🧾 Desde então, o Getty devolveu inúmeros artefatos reivindicados pela Itália, incluindo três figuras de barro representing "Orfeu e as Sereias", 🧾 com data de aproximadamente 300 A.C. que causaram grande comoção na Itália quando foram devolvidas há dois anos.
A decisão de 🧾 ontem foi um julgamento de câmara e não é definitiva. Ambas as partes têm três meses para solicitar que o 🧾 caso seja encaminhado ao Grande Salão do Tribunal Europeu para considerar se merece um exame adicional. "Mas os casos blaze br 🧾 que arem para o Grande Salão são raros", disse D'Ascia, o advogado. O Getty disse ontem que está "carefulmente considerando 🧾 a possibilidade de pedir uma revisão perante o Grande Salão".