Deixar as luzes de rua acesas durante a 🧬 noite faz com que as folhas se tornem tão duras que insetos não consigam comê-las, ameaçando a cadeia alimentar, descobriu 🧬 um estudo.
Cientistas observaram que árvores gigi poker ecossistemas urbanos mostravam sinais muito menos danos do que as que estavam gigi poker áreas 🧬 mais rurais. A pesquisa, publicada gigi poker Frontiers in Plant Science, trouxe luz sobre um possível motivo.
"Notamos que, gigi poker comparação com ecossistemas naturais, folhas de árvores gigi poker maioria dos ecossistemas urbanos geralmente mostram poucos sinais 🧬 de dano causado por insetos. Ficamos curiosos gigi poker relação ao porquê disso", disse o autor do estudo, o Dr. Shuang 🧬 Zhang da Academia Chinesa de Ciências. "Em duas das espécies de árvores mais comuns gigi poker Pequim, a luz artificial à 🧬 noite levou a um aumento na dureza das folhas e uma redução nos níveis de herbivoria foliar."
A luz artificial de 🧬 lâmpadas de rua teve um efeito surpreendente nas folhas das árvores examinadas. Os cientistas testaram duas espécies comuns de árvores 🧬 de rua gigi poker Pequim: o pagode japonês e as árvores de freixo verde. As folhas do pagode são menores e 🧬 mais macias, o que torna as plantas preferidas dos insetos. Os pesquisadores pensavam que as plantas gigi poker áreas com altos 🧬 níveis de luz artificial poderiam se concentrar na defesa gigi poker vez do crescimento, o que significaria que suas folhas seriam 🧬 mais duras, com mais compostos de defesa química.
Para testar as árvores, eles encontraram 30 locais de 🧬 amostragem gigi poker ruas principais que geralmente são iluminadas por luzes de rua durante a noite. Mediram a quantidade de luz 🧬 - iluminância - gigi poker cada local e então testaram as folhas das árvores para dureza. Testaram quase 5.500 folhas para 🧬 propriedades como tamanho, dureza, conteúdo de água e níveis de nutrientes e defesas químicas.
Se as folhas fossem maiores, isso indicaria 🧬 que as plantas direcionaram gigi poker energia para o crescimento de folhas, mas se elas fossem duras e contivessem taninos ou 🧬 outros compostos de defesa química, isso indicaria que elas alocaram gigi poker energia para se defenderem.
Eles descobriram 🧬 que quanto maior a iluminância, mais duras as folhas. Nas áreas iluminadas mais brilhantes à noite, as folhas eram extremamente 🧬 duras e não mostravam sinais de insetos roendo-as.
Os pesquisadores disseram que ainda não entendem completamente por que isso acontece, mas 🧬 sugeriram que árvores expostas a luz artificial podem estender gigi poker duração de
ssíntese.
Embora uma árvore com folhas imaculadas possa ser 🧬 mais agradável para algumas pessoas verem, pode ser um sinal ruim para o ecossistema.
"Folhas livres de dano por insetos podem 🧬 trazer conforto às pessoas, mas não aos insetos", disse Zhang. "A herbivoria é um processo ecológico natural que mantém a 🧬 biodiversidade de insetos."
Zhang acrescentou: "Uma redução na herbivoria pode levar a efeitos gigi poker cascata na ecologia. Níveis mais baixos de 🧬 herbivoria implicam níveis mais baixos de insetos herbívoros, o que por gigi poker vez pode resultar gigi poker níveis mais baixos de 🧬 insetos predadores, pássaros que comem insetos e assim por diante. A queda de insetos é um padrão global observado nas 🧬 últimas décadas. Devemos prestar mais atenção a essa tendência."
ATENDIMENTO
– Controle de pacientes a serem atendidos; Controle de digitação de laudos com base em modelos previamente especificados; Histórico de laudos digitados; Controle de materiais utilizados nos procedimentos; Gravação e leitura de laudos em áudio; Controle de envio de laudos para recepção; Controle de envio de laudos por e-mail; Entrega de laudos Web. Visualização de guia médica; Impressão de etiquetas.
CONSULTÓRIO
– Prontuário eletrônico dinâmico e configurável; Histórico de atendimentos e anamneses; Receituário eletrônico; Solicitação eletrônica de exames.
FATURAMENTO
– Correção com recálculo, reprocessamento dos valores e reimpressão das fichas de atendimento; Faturamento de guias por lotes de convênio, que possibilita o controle minucioso dos valores que foram faturados para o convênio e do pagamento dos mesmos gerando contas a receber automaticamente; Geração de arquivo “XML” para comunicação TISS com os convênios; Listagem de lotes e impressão de guias SADT; Rotina de geração de arquivo no layout CIHA; Cadastro das regras de produtividade.
FINANCEIRO
– Controle de saldo e fluxo de caixa por conta movimento; Plano de Contas; Contas a Pagar; Contas a receber; Controle de compensações, baixas e devoluções dos cheques recebidos e emitidos; Conciliação bancária.
RELATÓRIO E LISTAGENS
– Listagem diversas; Relatórios de controle; Relatórios de produtividade; Relatórios Financeiros e de Faturamento; Gráficos.
SEGURANÇA
– Controle de usuários por níveis de acesso; Auditoria das operações dos usuários.