Por Pedro Henrique Gomes, Guilherme Mazui, Ana Flor, bet23 — Brasília
09/09/2024 15h54 Atualizado 09/09/2024
O presidente Luiz 🫦 Inácio Lula da Silva se reuniu no Palácio do Planalto com a nova ministra Macaé Evaristo —
: Ricardo Stuckert/ 🫦 PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu nesta segunda-feira (9) a deputada estadual de Minas Gerais Macaé Evaristo 🫦 (PT) como sucessora de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania.
A posse deve ser na semana que vem.
"Recebi 🫦 um convite muito afetivo do presidente Lula, que diz conhecer minha trajetória de luta pelos direitos humanos e antirracista", afirmou 🫦 a nova ministra após ser escolhida pelo presidente.
Silvio Almeida foi demitido na sexta-feira (6) após virem à público denúncias de 🫦 assédio sexual contra o então ministro. Almeida nega as acusações (relembre no
O nome de Macaé Evaristo estava entre os 🫦 favoritos de Lula, como informou o blog no fim de semana.
Após a escolha, a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, disse 🫦 que a nova ministra é combativa na defesa da educação, dos direitos humanos e dos direitos de crianças e adolescentes.
"Com 🫦 Macaé Evaristo, do PT de Minas, no Ministério dos Direitos Humanos, o presidente Lula nomeia uma mulher negra, combativa, com 🫦 história de lutas e realizações na defesa da educação e dos direitos humanos, das crianças e adolescentes", escreveu Gleisi em 🫦 bet23 suas redes sociais.
Lula demite Silvio Almeida após denúncia de assédio sexual
Prima da escritora Conceição Evaristo, Macaé é deputada estadual 🫦 pelo PT em bet23 Minas Gerais.
É professora desde os 19 anos, graduada em bet23 Serviço Social, mestre e doutoranda em 🫦 bet23 educação. Foi a primeira mulher negra a ocupar os cargos de secretária municipal (2005 a 2012) em bet23 Belo 🫦 Horizonte e estadual (2024 a 2024) de Educação.
Além de Macaé Evaristo, outras duas mulheres negras figuraram como cotadas para assumir 🫦 o cargo:
Nilma Gomes, ex-ministra da Igualdade Racial durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff; Benedita da Silva (PT-RJ), deputada 🫦 federal, ex-governadora do Rio de Janeiro e ex-ministra
Quem é Macaé Evaristo?
A deputada estadual Macaé Evaristo foi eleita em bet23 2024 🫦 com mais de 50 mil votos. Antes, foi eleita em bet23 2024 para o cargo de vereadora de Belo Horizonte.
Macaé 🫦 já atuou no governo federal durante o governo de Dilma Rousseff. Em 2013 e 2014, foi titular da Secretaria de 🫦 Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (MEC).
Ao longo de bet23 carreira política e profissional, coordenou programas 🫦 como a implantação de Escolas Indígenas, a Escola Integral em bet23 Minas Gerais, a Escola Integrada em bet23 BH e 🫦 as cotas para ingresso de estudantes de escolas públicas, negros e indígenas no ensino superior, quando esteve no MEC.
Veja também
Clima 🫦 de deserto: cidades no Brasil registram umidade abaixo de 10%
É #FAKE que Deolane Bezerra já foi advogada de Lula
Justiça bloqueia 🫦 R$ 20 milhões de empresa de Gusttavo Lima
iPhone 16 é lançado com botão para tirar
s e IA; veja novidades
Candidatos 🫦 à Prefeitura de Betim participam de debate; veja como foi
Semana terá pesquisas sobre eleições em bet23 10 cidades; veja datas
Sem 🫦 chuva, Rio Pinheiros fica com água verde em bet23 SP
ATENDIMENTO
– Controle de pacientes a serem atendidos; Controle de digitação de laudos com base em modelos previamente especificados; Histórico de laudos digitados; Controle de materiais utilizados nos procedimentos; Gravação e leitura de laudos em áudio; Controle de envio de laudos para recepção; Controle de envio de laudos por e-mail; Entrega de laudos Web. Visualização de guia médica; Impressão de etiquetas.
CONSULTÓRIO
– Prontuário eletrônico dinâmico e configurável; Histórico de atendimentos e anamneses; Receituário eletrônico; Solicitação eletrônica de exames.
FATURAMENTO
– Correção com recálculo, reprocessamento dos valores e reimpressão das fichas de atendimento; Faturamento de guias por lotes de convênio, que possibilita o controle minucioso dos valores que foram faturados para o convênio e do pagamento dos mesmos gerando contas a receber automaticamente; Geração de arquivo “XML” para comunicação TISS com os convênios; Listagem de lotes e impressão de guias SADT; Rotina de geração de arquivo no layout CIHA; Cadastro das regras de produtividade.
FINANCEIRO
– Controle de saldo e fluxo de caixa por conta movimento; Plano de Contas; Contas a Pagar; Contas a receber; Controle de compensações, baixas e devoluções dos cheques recebidos e emitidos; Conciliação bancária.
RELATÓRIO E LISTAGENS
– Listagem diversas; Relatórios de controle; Relatórios de produtividade; Relatórios Financeiros e de Faturamento; Gráficos.
SEGURANÇA
– Controle de usuários por níveis de acesso; Auditoria das operações dos usuários.