Pesquisadores da TU Wien desenvolveram uma nova técnica que permite moldar cartilagem cultivada em house slot laboratório usando um recipiente chamado 👍 de “esferoides” feito com impressão 3D. O método pode ajudar a curar lesões, atendendo às especificidades de cada caso.
Os detalhes 👍 sobre o projeto foram divulgados em house slot um artigo publicado na Acta Biomaterialia.
Leia mais:
Uma das principais vantagens da tecnologia é 👍 a capacidade de produzir pequenos pedaços de tecido cartilaginoso sob medida, permitindo tratamentos mais precisos e adaptados às necessidades específicas 👍 de cada paciente.
A cartilagem é um tecido relativamente simples, o que torna mais viável o desenvolvimento de técnicas para house slot 👍 regeneração. Não requer vasos sanguíneos, o que facilita o processo de regeneração e evita complicações.
Além disso, a tecnologia pode ser 👍 adaptada para trabalhar com outros tecidos além da cartilagem, como o osso, desde que o desafio de incorporar vasos sanguíneos 👍 possa ser superado.
Oliver Kopinski-Grünwald, autor do estudo, comenta ao New Atlas que até agora a técnica parece ser eficaz. “Conseguimos 👍 mostrar que nosso método de produção de tecido cartilaginoso utilizando micro-andaimes esféricos funciona em house slot princípio e tem vantagens decisivas 👍 sobre outras tecnologias”, disse ele.
Nayra Teles é estudante de jornalismo na Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e redatora no Olhar Digital
Bruno 👍 Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Com 10 anos de experiência, é especialista na cobertura de tecnologia. Atualmente, 👍 é editor de Dicas e Tutoriais no Olhar Digital.
ATENDIMENTO
– Controle de pacientes a serem atendidos; Controle de digitação de laudos com base em modelos previamente especificados; Histórico de laudos digitados; Controle de materiais utilizados nos procedimentos; Gravação e leitura de laudos em áudio; Controle de envio de laudos para recepção; Controle de envio de laudos por e-mail; Entrega de laudos Web. Visualização de guia médica; Impressão de etiquetas.
CONSULTÓRIO
– Prontuário eletrônico dinâmico e configurável; Histórico de atendimentos e anamneses; Receituário eletrônico; Solicitação eletrônica de exames.
FATURAMENTO
– Correção com recálculo, reprocessamento dos valores e reimpressão das fichas de atendimento; Faturamento de guias por lotes de convênio, que possibilita o controle minucioso dos valores que foram faturados para o convênio e do pagamento dos mesmos gerando contas a receber automaticamente; Geração de arquivo “XML” para comunicação TISS com os convênios; Listagem de lotes e impressão de guias SADT; Rotina de geração de arquivo no layout CIHA; Cadastro das regras de produtividade.
FINANCEIRO
– Controle de saldo e fluxo de caixa por conta movimento; Plano de Contas; Contas a Pagar; Contas a receber; Controle de compensações, baixas e devoluções dos cheques recebidos e emitidos; Conciliação bancária.
RELATÓRIO E LISTAGENS
– Listagem diversas; Relatórios de controle; Relatórios de produtividade; Relatórios Financeiros e de Faturamento; Gráficos.
SEGURANÇA
– Controle de usuários por níveis de acesso; Auditoria das operações dos usuários.