Estados Unidos anuncia novas sanções contra extremistas colonos no Banco Oeste
Os Estados Unidos anunciaram novas sanções contra extremistas colonos no 🍐 Banco Oeste que são financiados pelo governo israelense, enquanto Washington aumenta https f12 bet tentativa de conter a violência dos colonos https f12 bet 🍐 piora.
As sanções visam uma organização e uma pessoa individual com longa participação na intimidação de palestinos com o objetivo de 🍐 apoderar-se de suas terras. O Tesouro dos EUA os tornou "especialmente designados nacionais", o que significa que seus ativos estão 🍐 bloqueados e os cidadãos e empresas dos EUA estão proibidos de tratarem com eles.
Organização e indivíduo alvo das sanções
O grupo 🍐 alvo das sanções é o Hashomer Yosh, que fornece segurança para postos ilegais de assentamentos, incluindo alguns que já foram 🍐 sancionados pelos EUA. O grupo tem sido particularmente ativo nos montes Hebron do sul, no extremo sul do Banco Oeste, 🍐 que tem sido um foco de violência de colonos israelenses contra moradores beduínos locais.
"Depois que todos os 250 moradores palestinos 🍐 de Khirbet Zanuta [um vilarejo no centro da luta pela terra] foram forçados a sair https f12 bet janeiro, os voluntários do 🍐 Hashomer Yosh cercaram a aldeia para impedir que os moradores retornassem", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, 🍐 Matthew Miller, https f12 bet um comunicado.
O Hashomer Yosh é oficialmente uma organização não governamental, mas tem sido financiado e apoiado nos 🍐 últimos anos pela coalizão de direita de Benjamin Netanyahu.
A pessoa alvo das sanções de quarta-feira é Yitzhak Levi Filant, 🍐 o coordenador de segurança no assentamento de Yitzhar, ao sul de Nablus. Ele, como outros coordenadores de segurança de colonos, 🍐 recebe um salário diretamente do ministério de defesa israelense.
"Embora o papel de Filant seja semelhante ao de um oficial de 🍐 segurança ou de aplicação da lei, ele se envolveu https f12 bet atividades maliciosas fora do escopo de https f12 bet autoridade", disse Miller.
"Em 🍐 fevereiro de 2024, ele liderou um grupo de colonos armados para instalar bloqueios rodoviários e realizar patrulhas para perseguir e 🍐 atacar palestinos https f12 bet suas terras e expulsá-los à força de suas terras."
Impacto das sanções
As sanções dificultarão o governo israelense https f12 bet 🍐 continuar a pagar Filant ou financiar o Hashomer Yosh sem violar as sanções dos EUA, e cortarão o financiamento direto 🍐 de apoiadores de direita nos EUA.
As novas sanções refletem a crescente frustração da administração Biden sobre o fracasso do governo 🍐 de Netanyahu https f12 bet conter a violência dos colonos, e essa frustração não está confinada a Washington.
Em uma carta publicada na 🍐 semana passada, o chefe do Shin Bet de Israel, Ronen Bar, escreveu para Netanyahu e alguns de seus ministros para 🍐 alertá-los de que a violência dos "jovens de colinas", sem restrições do Estado, constituía terrorismo e representava uma grave ameaça 🍐 à segurança nacional porque estava provável que desencadeasse um ciclo de violência.
As medidas dos EUA foram anunciadas algumas horas após 🍐 as Forças de Defesa de Israel (IDF) realizaram incursões contra militantes palestinos no Banco Oeste, onde Bar argumentou que um 🍐 dos fatores que impulsionam a radicalização palestina é o aumento da violência de colonos desde o início da guerra do 🍐 Gaza https f12 bet outubro do ano passado.
A escolha de alvos aproxima as medidas punitivas dos EUA dos membros da coalizão mais 🍐 próximos aos extremistas colonos: o ministro da segurança nacional, Itamar Ben-Gvir, e o ministro das finanças, Bezalel Smotrich.
"Os Estados Unidos 🍐 continuarão a tomar medidas para promover a responsabilização de aqueles que cometem e apoiam a violência extremista que afeta o 🍐 Banco Oeste", disse o comunicado do Departamento de Estado.