O exército de polícias anti-motim finalmente se retirou da Avenida Rustaveli, a ampla via r betano frente ao edifício do parlamento ♠ e voltou para o estado parlamentar barricado.
Na última hora nas ruas da capital georgiana, Tbilisi foi violenta. esquadrões de rapina ♠ haviam agarrado manifestantes enquanto oficiais batendo seus escudos com cassetetes avançavam para empurrar as multidões entoantes longe do edifício parlamentar ♠ imponente que estava cheio dos graffities
Era terça-feira à tarde e os deputados internos precisavam sair depois de passar a odiada ♠ lei dos "agentes estrangeiros" - que eles fizeram. Mas, sob uma leve chuva com garrafas plásticas ou ovos foi muito ♠ animado no entanto : Então as pessoas começaram cantar “Então louvor seja para liberdade ser elogio”.
Era o hino nacional georgiano, ♠ Tavisupleba ou Freedom (Liberdade), um doce lembrete amargo para alguns dos manifestantes mais velhos de uma época com grandes promessas ♠ – e desapontamento.
Tavisupleba, composta por Zacharia Paliashvili foi adotada r betano maio de 2004, juntamente com a nova bandeira nacional e ♠ brasão da Geórgia. Eles eram símbolos duma era após uma revolução não violenta que varreram o corrupto governo soviético do ♠ presidente Eduard Shevardnadze ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Soviético
Se então havia esperança, agora há raiva. O significado da lei dos ♠ "agentes estrangeiros" pode parecer arcano para aqueles fora Geórgia mas que estão nas ruas é uma tentativa de difamar vozes ♠ ocidentais dissidentes como traidores ”.
As organizações da sociedade civil e os meios de comunicação que receberem mais do 20% das ♠ suas receitas provenientes dos países estrangeiros terão, portanto "organizações ao serviço pelos interesses duma potência estrangeira".
A legislação é dito ser ♠ parte de um desenrolar do que foi alcançado, embora r betano ajustes e começa desde o colapso da União Soviética.
"Geórgia tem ♠ protestado há 30 anos", disse Ekaterine Burkadze, 45 enquanto os chifres dos manifestantes soavam ao fundo e a chuva caía.
Manifestantes ♠ protestam contra a lei dos 'agente estrangeiros' r betano Tbilisi, no dia 15 de maio.
: Anadolu/Getty
Há duas décadas, Mikheil Saakashvili ♠ era um aliado do Ocidente educado nos EUA e amigo da mídia no ocidente. Ele se tornou presidente com 96% ♠ dos votos mas o apoio foi genuíno
Em seu primeiro mandato, o zelo anticorrupção e a determinação de aproximar Geórgia da ♠ OTAN lhe renderam elogios r betano casa ou no exterior.
No segundo mandato, no entanto s monitores internacionais e ONGs nacionais estavam ♠ alertando para o crescimento de uma kleptocracia. O zelo do Saakashvili que tinha sido tão atraente começou a se desgastar ♠ finamente
"As reformas foram muito de cima para baixo e tiveram que ser rápidas", disse Ghia Nodia, ministra da educação no ♠ gabinete do Saakashvili r betano 2008. “A ideia era não termos tempo demais. Houve uma concentração grande na potência; claro: o ♠ saacakhil é um viciado se você quiser – mas realmente nenhuma oposição”.
Políticas bem planejadas foram executadas de uma maneira que ♠ armazenaria problemas políticos a longo prazo.
Saakashvili queria reformar as universidades da Geórgia, que estavam "apodrecendo e corruptas", disse Nodia. Os ♠ reitores foram nomeados pelo Ministério de Educação; acadêmicos forçados a se reaplicarem para seus empregos ou instituições fundiram-se r betano um ♠ frenesie durante dois anos ”.
A autonomia das universidades foi restaurada, mas muitos intelectuais e formadores de opinião ficaram completamente decepcionados.
A ♠ invasão russa da Geórgia r betano 2008, após um confronto entre Tbilisi e Moscou sobre a região separatista de Ossétia do ♠ Sul, apareceu na cara dela para reabastecer o estoque político Saakashvili.
Quando anunciou um cessar-fogo após cinco dias de conflito, ele ♠ foi aplaudido por aqueles que tinham ido às ruas pedindo r betano renúncia.
Mas a Rússia continuou ocupando 20% da Geórgia. O ♠ aparente desrespeito de Saakashvili por perturbar Moscou viria ser retratado pelo partido opositor Georgian Dream como imprudente ”.
Em seguida, houve ♠ um grande escândalo doméstico. Imagens de
Saakashvili chamou o incidente de "uma afronta horrível aos direitos humanos e dignidade"e prometeu levar os culpados à justiça.
skip promoção ♠ newsletter passado
Inscreva-se para:
Isto é Europa.
As histórias e debates mais prementes para os europeus – da identidade à economia ao meio ♠ ambiente.
Aviso de Privacidade:
As newsletters podem conter informações sobre instituições de caridade, anúncios on-line e conteúdo financiado por terceiros. Para mais ♠ informação consulte a nossa Política De Privacidade Utilizamos o Google reCaptcha para proteger nosso site; se aplica também à ♠ política do serviço ao cliente da empresa:
após a promoção da newsletter;
O escândalo falou com uma percepção na Geórgia de que ♠ o ocorrido começou como um enfoque da "tolerância zero" ao crime, e se transformou r betano algo muito pior.
O bilionário e ♠ líder do sonho georgiano, Bidzina Ivanishvili que fez fortuna na Rússia nos anos 90. Em comunicado condenando "estes atos ♠ de tortura pelo governo da Geórgia".
Na eleição, o partido de Ivanishvili conquistou a vitória r betano uma plataforma que prometia restaurar ♠ os direitos civis e redefinir as relações com Moscou enquanto prosseguisse na adesão à UE.
Saakashvili aceitou a decisão dos eleitores, ♠ na primeira transição democrática pacífica de poder da história georgiana.
Mais ameaçadoramente, o Kremlin saudou os resultados. Poucos viram a ameaça ♠ de rastejar
David Katsarava, 46 anos de idade está no hospital exigindo cirurgia para fraturas na bochecha após uma brutal batida ♠ da polícia durante a violenta hora que antecedeu o hino nacional.
Ele é bem conhecido na Geórgia por seu trabalho monitorando ♠ a "linha de ocupação" entre o território georgiano e onde as tropas russas agora se sentam.
Katsarava apoiou o Sonho Georgiano ♠ r betano 2012. "Pensamos que com a mudança deste governo podemos voltar na direção certa", disse ele. “Este foi um grande, ♠ grave erro e hoje vemos como Geórgia é governada pelo Governo russo."
David Katsarava no hospital.
A história dos últimos 12 anos ♠ tem sido da Geórgia falando sobre r betano possível adesão à UE enquanto busca políticas incompatíveis – e se safando, disse ♠ ele.
Nodia, que hoje dirige um thinktank (think tanks), disse ter sido depois de 2024 – quando apareceu brevemente o candidato ♠ presidencial preferido do Georgian Dream e eventual vencedor Salome Zourabichvili - pode perder.
"Acho que Ivanishvili acreditava, por trás disso", disse ♠ Nodia. “Em última análise ele quer permanecer no poder.”
Grupos anti-ocidentais, alguns na extrema direita e não formalmente associados ao Sonho ♠ Georgiano começaram a atacar os críticos do governo nas ruas ou r betano protestos.
Saakashvili, que havia deixado a Geórgia logo ♠ após as eleições foi condenado à revelia r betano 2024 por abuso de cargo e sentenciado seis anos na prisão. Ele ♠ é preso quando retorna há três ano atrás para permanecer no cárcere
Giorgi Kandelaki, que era deputado do partido Movimento Nacional ♠ Unido de Saakashvilli (United National Movement), disse r betano um comunicado divulgado pela Casa Branca no domingo (11) e afirmou ainda: ♠ “A redefinição nas relações EUA-Rússia sob o então presidente dos Estados Unidos Barack Obama forneceu contexto para aquilo a acontecer ♠ com os ocidentais dispostos aceitarem alinhamento geórgico contra Moscou – até à guerra na Ucrânia”.
“Ivanishvili vinha dizendo todas essas coisas ♠ há anos, mas ninguém queria ouvir”, disse Kandelaki.
Foi somente quando a Rússia invadiu Ucrânia que o governo georgiano teve de ♠ escolher um lado – recusando-se para se juntar ao Ocidente na imposição das sanções. Mesmo assim, foi concedido status candidato ♠ da UE r betano dezembro ”.
Gabrielius Landsbergis, ministro das Relações Exteriores da Lituânia que estava r betano Tbilisi esta semana admitiu a ♠ culpabilização pela UE ao "gerenciar o declínio".
"Já estive aqui antes", disse Landsbergis. Estávamos dizendo as mesmas coisas sobre a lei ♠ eleitoral, como os juízes são nomeados e muitas outras questões não foram tomadas: estava aumentando o número de pessoas que ♠ ainda estavam sem ele."
De volta aos manifestantes, Burkadze e seu sobrinho de 21 anos Paata Kaloiani estão enfrentando muitos dias ♠ mais nas ruas. "Nós protestamos contra a revolução Rose ; nós protestou Contra Saakashvili Agora estamos aqui", disse ela."Temos que ♠ proteger nossa república E nosso futuro pacífico na União Europeia".
ATENDIMENTO
– Controle de pacientes a serem atendidos; Controle de digitação de laudos com base em modelos previamente especificados; Histórico de laudos digitados; Controle de materiais utilizados nos procedimentos; Gravação e leitura de laudos em áudio; Controle de envio de laudos para recepção; Controle de envio de laudos por e-mail; Entrega de laudos Web. Visualização de guia médica; Impressão de etiquetas.
CONSULTÓRIO
– Prontuário eletrônico dinâmico e configurável; Histórico de atendimentos e anamneses; Receituário eletrônico; Solicitação eletrônica de exames.
FATURAMENTO
– Correção com recálculo, reprocessamento dos valores e reimpressão das fichas de atendimento; Faturamento de guias por lotes de convênio, que possibilita o controle minucioso dos valores que foram faturados para o convênio e do pagamento dos mesmos gerando contas a receber automaticamente; Geração de arquivo “XML” para comunicação TISS com os convênios; Listagem de lotes e impressão de guias SADT; Rotina de geração de arquivo no layout CIHA; Cadastro das regras de produtividade.
FINANCEIRO
– Controle de saldo e fluxo de caixa por conta movimento; Plano de Contas; Contas a Pagar; Contas a receber; Controle de compensações, baixas e devoluções dos cheques recebidos e emitidos; Conciliação bancária.
RELATÓRIO E LISTAGENS
– Listagem diversas; Relatórios de controle; Relatórios de produtividade; Relatórios Financeiros e de Faturamento; Gráficos.
SEGURANÇA
– Controle de usuários por níveis de acesso; Auditoria das operações dos usuários.